BLACK JACK (1973) - OSAMU TEZUKA


Black Jack (1973-1983) foi originalmente publicado como uma série na Weekly Shonen Champion, uma revista semanal de mangás do gênero shōnen, de novembro de 1973 até setembro de 1978. Esta corrida contínua foi seguida por treze esporádicas questões especiais, a última das quais foi publicada em outubro de 1983. Embora seja considerado uma das obras primas de Tezuka, além de Astro Boy (1952-1968), Phoenix (1967-1988) e Buda (1972-1983), Black Jack certamente não começou desta forma.


SOBRE O MANGÁ
Um dos três dramas médicos de Tezuka, juntamente com Ode to Kirihito (1970-1971) e A Tree in the Sun (1981-1986), Black Jack segue as aventuras do Dr. Hazama Kuroo, mais conhecido por seu apelido “Black Jack” - um médico sem licença, sombrio e com habilidade cirúrgica desumana.

Geralmente evitado pela comunidade médica, embora seja uma figura de grande respeito; contra a sua própria vontade, e reconhecido por sua incomparável habilidade como cirurgião, Black Jack opera nas franjas da sociedade. Como tal, ele é uma escolha popular para gangsters e outros malfeitores sem nenhuma outra opção para recorrer. Embora ele e Pinoko, sua pequena assistente, tentem viver uma vida tranquila em sua pequena clínica no lado deserto do campo e ao alto de uma colina, há um fluxo constante de pacientes que outros médicos desistiram de atender e acabam por bater em sua porta. Ele é sua última esperança.

Apesar de quase sempre ser capaz de salvar seus pacientes, trazendo muitos deles de volta da beira da morte, suas taxas podem ser absurdas. No entanto, sua aparência excêntrica, com uma grande cicatriz em seu rosto e uma faixa branca passando por seus cabelos negros, sua imagem cuidadosamente cultiva uma aparência cruel e corrupta, escondendo um coração áureo. Como uma espécie de "Robin Hood médico", Black Jack muitas vezes exerce o seu escalpelo em nome da honra e justiça, corrigindo os erros que ninguém mais pode.

Transplantes de cérebro, transplantes de impressão digital, operação cega e remoção de um verme parasita de seus próprios intestinos enquanto era atacado por uma alcatéia de dingos selvagens, são apenas um punhado de muitas realizações médicas surpreendentes de Black Jack.


O QUE VOCÊ DEVERIA SABER
Em 1973, Akita Shoten, a editora do popular Weekly Shonen Champion, decidiu solicitar Tezuka por cinco semanas para escrever "o que ele quisesse". De acordo com o notável aprendiz de Tezuka, Natsu Onoda Power, em seu livro God of Comics: Osamu Tezuka e a criação do mangá pós 2ª Guerra Mundial: "o editor, que sentiu pena de Tezuka por sua popularidade declinante, ofereceu como comissão a Tezuka um ‘último trabalho’ antes de sua aposentadoria (2009)”. Originalmente concebido como um projeto especial em comemoração a carreira de Tezuka, então de 30 anos como artista de mangás, foi desenvolvido sob a bandeira de "Osamu Tezuka - One-Man Theatre Production ", com a ideia de se publicar cinco histórias independentes que iriam destacar “Tezuka Star System” e que apresentavam muitos de seus personagens.


NO ENTANTO, O QUE TEZUKA CRIOU FOI BLACK JACK
Longe da turnê de despedida planejada, Black Jack foi um sucesso imediato, agradando tanto os seus fãs ávidos como um público em geral, e alavancou Tezuka para um dos mais altos níveis de popularidade de sua carreira . A comissão de 5 semanas terminou com 5 anos de duração, de 1973 a 1978, e produziu 230 capítulos. Além disso, sua popularidade provou ser tão duradoura que outros 13 capítulos foram produzidos intermitentemente nos próximos cinco anos, de 1978 a 1983. Ele também revitalizou Tezuka e estimulou-o a criar outras séries populares, como The Three-Eyed One (1974) -1978).

Black Jack, como Astro Boy e Rainbow Parakeet (1981-1983), é uma série de mangás episódica que pode ser lida em qualquer ordem porque - com exceção de uma única história que contém duas partes - cada capítulo é auto suficiente. Embora os enredos das histórias possam variar muito, com o próprio Black Jack às vezes se tornando um personagem secundário na ação, eles geralmente se concentram no médico sendo chamado como a última esperança e requisitado para realizar algum tipo de milagre médico.

Como uma série de aventuras situada como gênero de “suspense médico" (mais ou menos estabelecido por Black Jack), o tom do mangá é, em grande parte, relativamente sério e um pouco obscuro, no entanto, tem seus momentos de alívio cômico (geralmente envolvendo a geniosa assistente, Pinoko). Black Jack é retratado como uma figura sombria, às vezes um salvador, às vezes um charlatão e até mesmo ocasionalmente como um vingador maléfico. Ainda que seja freqüentemente responsável por grandes atos de heroísmo, Black Jack prefere manter sua imagem de ser frio e corrupto.



    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário